sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A estrutura do Dna

O Dna é formado por duas cadeias polinucleotídicas que podem ser caracterizadas como: helicoidais, complementares e antiparalelas. Em 1953, James D. Watson e Francis H.C. Crick propuseram um modelo para molécula de DNA. Usando dados obtidos por Maurice H.F. Wilkins por meio de estudos da difração em raios X, Watson e Crick concluíram que a molécula do DNA tem estrutura básica de uma escada de corda, cujos corrimãos são constituídos por uma sucessão de moléculas intercaladas de açucar e ácido fosfórico. Os degraus da escada são representados por pares de bases nitrogenadas. Cada degrau da escada é constituído de uma purina ligada a uma pirimidina. As duas cadeias polinucleotídicas são chamadas de complementares porque, em cada degrau, adenina pareia com a timina, enquanto citosina pareia com a guanina. A união entre as bases é feita com duas pontes de hidrogênio entre adenina e timina e três entre a citosina e guanina. O pareamento AT e CG explica as igualdades: A = T e C = G, evidencias pela análise química. Fimalmente, consideremos que, devido a complementariedade (A-T e C-G), as duas cadeias são orientadas em sentidos opostos, daí a designação de antiparalelas, o que é bem evedenciada pele disposição das desoxirriboses.
É facil entender a estrutura helicoidal do DNA, se imaginamaos uma escada de corda.
O modelo proposto para estrutura do DNA, em que dupla hélice apresenta uma volta campleta para a direita a cada 34 °A. As bases, formando os degarus, estão espaçadas de 3,4 °A, o que dá 10 pares de bases por volt completa. A molécula tem um diâmetros de 20 °A.
Existem fagos em que o DNA tem apenas uma cadeioas de nucleotídeos, fato que se evendecia pela análise química em que A # T e C # G. O que destingue dois DNAs de espécies diferentes é o valor caracteristico da relação A+T/C+G; como as quantidades de fósforo e de pentoses são igauis, são as proporções de basae que diferenciam dois DNAs.

Nenhum comentário: